Domingo, 20 de Maio de 2018

Notícias

Públicada em 1 de Junho de 2015

A Comissão de Tabagismo da SCPCT comemora o Dia Mundial sem Tabaco

Nesta segunda-feira, dia 1º de junho, às 9h, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes a Comissão de Tabagismo da SCPCT realizará em parceria com Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital o evento para celebrar o Dia Mundial Sem Fumo, comemorado em de maio.

A equipe de profissionais do Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital e os pacientes do Programa participarão de uma descontraída festa de São João, com Forró Pé de Serra, quadrilha da ‘ex-fumaça’ e entrega de certificados para os pacientes que superaram os limites da dependência e deixaram de fumar há um ano.

O Hospital de Messejana é referência no tratamento de fumantes e dispõe do Programa de Controle doTabagismo, que há mais de dez anos ajuda pessoas que querem vencer o vício pelo tabagismo. Cerca de 2.800 pacientes já foram atendidos pelo programa. Destes, 51% permanece sem fumar pelo menos um ano depois.  A maioria dos pacientes que buscam apoio são mulheres, 65%. Geralmente, elas iniciam o tabagismo em torno dos 15 anos de idade, fumaram em média durante 33 anos e estão buscando qualidade de vida e longevidade com qualidade. O sucesso terapêutico é elevado, com taxa de abstinência tabágica de 48% em pelo menos 1 ano. Além da assistência médica, este programa, ao longo dos anos, ampliou suas ações para ensino e pesquisa clinica.

O Programa de Controle do Tabagismo do HM iniciou as atividades em 2002, sendo o primeiro tratamento público com distribuição gratuita de medicação para aliviar os sintomas de abstinência.
Uma vez inscrito no Programa, o paciente passa por uma triagem médica para coleta de informações pessoais relativas ao estado psicológico e quanto à motivação para deixar o cigarro. Exames importantes são realizados para avaliar a saúde do paciente e seu grau de dependência nicotínica. Após a avaliação inicial, o paciente passa a fazer parte do grupo de apoio, no qual é realizado o tratamento padrão, baseado na abordagem cognitivo-comportamental e terapia medicamentosa.


31 de maio - Dia Mundial Sem Fumo, criado pela OMS em 1987 com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade a respeito dos riscos do tabagismo e busca de vida mais saudável sem o fumo. O tabagismo mata anualmente cerca de 6 milhões de pessoas no mundo, destes 600.000  são fumantes passivos e 200.000 são brasileiros.  Esta taxa de mortalidade poderá alcançar 8 milhões de pessoas até 2030, em caso de falha ou falta de implementação de medidas de impacto de redução da prevalência tabágica. Mais de 80% destas mortes preveníveis ocorrerão em pessoas de países de baixo poder aquisitivo. A campanha deste ano enfoca a questão política de redução do consumo de cigarros através de aumento do imposto sobre o tabaco, o que reduziria a chance do jovem iniciar o tabagismo e estimularia o adulto a parar de fumar.



Serviço:
Mais informações e inscrições:
Programa de Controle ao Tabagismo do Hospital de Messejana
(85) 3101-4062



Fonte:
Assessoria de Imprensa do Hospital de Messejana
Stella Magalhães - Mtb CE01714JP Contato: (85) 3101-4092

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados www.scpt.org.br | Fone/Fax: (85) 30876261

desenvolvido por: www.imaginariopropaganda.com.br