Quinta, 14 de Dezembro de 2017

Destaques

Públicada em 1 de Abril de 2013

Cuidando da Asma de difícil controle

O Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (PROCAN) conta com uma equipe de profissionais de saúde altamente capacitada para tratar pacientes com problemas mais complexos relacionados à Asma.


A proposta do Programa é oferecer mais qualidade de vida a cada paciente. “Com o tratamento do PROCAN conseguimos manter a Asma sob controle e mostramos para os pacientes que é possível viver sem sofrer com as crises da doença”, revelou o pneumologista Petrônio Leitão, coordenador do Programa. Os profissionais do PROCAN sempre realizam campanhas para alertar a população sobre a melhor maneira de controlar a Asma.



Sintomas da Asma

Os sintomas da asma na criança, assim como no adulto, são recorrentes, ou seja, não estão presentes o tempo todo. Há períodos em que o paciente apresenta falta de ar, chiado no peito, secreção e um pouco de tosse. Estes sintomas aparecem em diferentes circunstâncias e intensidades e em geral, estão relacionados com mudanças de temperatura, contatos com substâncias irritantes, alérgenos, poeira, ou são desencadeados por exercícios físicos ou estresse.



Os principais sinais de alerta são:

- Tosse seca persistente - principalmente à noite;
- Sibilância (chiado no peito);
- Respiração mais rápida do que o normal;
- Faltade ar;
- Cansaço físico;
- Sensação de aperto ou dor no peito.

 


Sobre o tratamento da asma:


O tratamento regular da asma, além da melhora dos sintomas, resulta em economia para os cofres públicos através da redução de procedimentos de custos elevados como internações e atendimentos de emergência. O controle da doença também implica em redução do seu impacto social já que, livre de sintomas, os asmáticos são capazes de participar de atividades diversas, incluindo trabalho, educação e esportes.



Serviço:
Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle
Mais informações: 3101-4067

© Copyright 2017 - Todos os direitos reservados www.scpt.org.br | Fone/Fax: (85) 30876261

desenvolvido por: www.imaginariopropaganda.com.br