Quinta, 18 de Janeiro de 2018

Notícias

Públicada em 20 de Março de 2015

DIA MUNDIAL DO SONO

Em comemoração ao Dia Mundial do sono, comemorado pela WASM (World Academy of Sllep Medicine) no último dia 13 de março, chamamos a atenção para a importância do Sono na manutenção da nossa saúde.

 A Comissão de Sono da SCPCT preparou um material para auxiliar a uma boa pratica de questionamentos e orientações aos nossos pacientes no tema Sono. Confiram!

VOCÊ DORME BEM?

Dormir bem é um dos pilares da vida saudável e isso vai além de dormir muitas horas. A qualidade do sono, ou seja, ter um sono reparador, que nos permita acordar dispostos, animados e atentos no dia seguinte, também é muito importante para manter uma boa qualidade de vida.

Existem inúmeros distúrbios associados ao sono, dentre os mais comuns estão a insônia e Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Tais distúrbios podem ser tratados quando corretamente diagnosticados, portanto avaliar como dormirmos é fundamental.

Avalie melhor seu sono respondendo ao questionário e lendo as dicas abaixo

QUESTIONÁRIO DE TRIAGEM DE DISTÚRBIOS DO SONO

 

Leia as afirmações abaixo e responda VERDADEIRO ou FALSO pra cada uma delas:

·     Eu me sinto sonolento ao longo do dia mesmo após uma boa noite de sono?

·     Eu fico muito irritado quando não consigo dormir?

·     Eu acordo frequentemente durante a noite e tenho dificuldade para voltar a dormir?

·     Eu geralmente demoro muito para adormecer?

·     Eu frequentemente acordo muito cedo e não consigo mais voltar a dormir?

·     Eu experimento sensações desconfortáveis e inquietude nas pernas durante o sono?

·     Minhas pernas frequentemente se mexem ou se debatem durante o sono?

·     Eu às vezes acordo ofegante?

·     Meu parceiro de cama diz que meu ronco o impede de dormir?

·     Eu já adormeci enquanto dirigia?

Se você responder Verdadeiro para alguma das afirmações acima você pode ter algum distúrbio relacionado ao sono. Procure seu médico e converse com ele sobre esse assunto.

 

ADOTE BONS HÁBITOS DE SONO

  • Conheça-se melhor e avalie suas necessidades de sono diárias
  • Tenha um ambiente de sono confortável
  • Faça refeições leves, sendo a última algumas horas antes de dormir, evitando  refeições indigestas
  • Equilibre a ingesta de líquidos antes do sono;
  • Faça atividades relaxantes antes da hora de dormir;
  • Deixe os problemas fora do quarto;
  • Evite luz intensa próximo do horário de sono (vinda de computadores, tablets, celulares, TV...);
  • Mantenha uma rotina regular de sono, mesmo nos fins de semana;
  • Faça atividade física regular, evitando exercício extenuante muito próximo do horário de sono;
  • Evite bebidas como café e chás estimulantes. Evite cigarro e álcool;
  • Não tire sonecas muito próximas do horário habitual de sono;
  • Só vá pra cama quando realmente estiver com sono;
  • Evite ficar todo tempo olhando para o relógio ao longo da noite;

 

LEMBRE-SE: DORMIR BEM NÃO É UM LUXO, MAS SIM UMA PRIORIDADE!

 

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